Bisfenol-A pode causar Obesidade!

Até agora, a maioria de nós já ouviu falar de bisfenol-A, também conhecido como BPA. Este composto químico comum encontrada em plásticos duros e nos forros de latas de alimentos e bebidas tem estado sob uma grande quantidade de escrutínio na última década devido à sua ligação a vários problemas de saúde graves. A lista é bastante extensa e alarmante, e inclui a disfunção eréctil, uma doença cardiovascular e diabetes, dois problemas com o funcionamento do cérebro e memória, cancer de mama e asma.

E como se este produto químico não poderia ficar mais perigoso, novas pesquisas publicadas no Jornal da American Medical Association sugere que a exposição a longo prazo ao BPA em crianças pode aumentar muito o risco de uma das maiores epidemias que estamos enfrentando como um -nação de obesos

Não é nenhum segredo que as crianças são particularmente vulneráveis aos efeitos do BPA. É por isso que a Administração de Alimentos e Medicamentos proibiu recentemente a sua utilização na produção de mamadeiras e copos de plástico sippy da criança. Mas, mesmo assim, a exposição ao BPA é quase impossível evitar completamente. Na verdade, 92,6 por cento das pessoas com idades entre seis e mais níveis detectáveis na urina!

O Link Obesidade

Em seu estudo, os pesquisadores examinaram a relação entre o índice de massa corporal e as concentrações de BPA na urina de 2.838 crianças com idade entre seis e 19 anos.

Eles dividiram os resultados em quatro grupos (quartis). Depois de levar em conta vários fatores como raça, idade, ingestão, calórica e assistir televisão, os pesquisadores descobriram que o primeiro quartil-as crianças com o menor débito urinário de BPA também teve a menor incidência de obesidade (10,3 por cento). As dos segundo e terceiro quartis tinha um por cento 20,1 e 19 por cento de taxa de obesidade, respectivamente. O quarto quartil, que incluiu as crianças com maiores níveis de BPA na urina, teve uma taxa de 22,3 por cento de obesidade.

Para colocar isso em perspectiva, as crianças do terceiro quartil tinha duas vezes as chances de obesidade, e os do quarto quartil teve chances 2,6 vezes maior para a obesidade, em comparação com as crianças no primeiro quartil.

Após uma análise mais aprofundada, os investigadores encontraram esta associação seja mais significativo em crianças e adolescentes caucasianos.

Reduzir a sua exposição ao BPA

Desde que o BPA é tão difundida, é quase impossível evitá-lo completamente. Ele pode ter sido proibido em produtos do bebê, mas ainda existe em muitos outros produtos de plástico e no revestimento de produtos enlatados e latas de refrigerante de alumínio. Mesmo assim, há alguns passos que você pode tomar para limitar sua exposição a esta substância nociva: 8

■ Escolha alternativas livres de BPA ou não-plástico. Ao comprar produtos plásticos, como garrafas de água reutilizáveis e recipientes de armazenamento, certifique-se o produto está etiquetado BPA-free. Ou, melhor ainda, optar por embalagens de alimentos de vidro de armazenamento, como a marca Pyrex, e garrafas de água de aço inoxidável. (Uma ressalva embora inoxidável garrafas de água de aço às vezes contêm revestimentos de plástico, tenha certeza que a garrafa que você escolher não.)

■ Evite plásticos. Plásticos de policarbonato com  reciclagem muitas vezes contêm BPA. Os códigos de reciclagem com os números 1, 2 e 4 são as suas opções mais seguras se você usar produtos de plástico.

■ Não aqueça plástico no microondas. Isso pode causar produtos químicos para lixiviação em alimentos ou bebidas. Coloque a sua comida em um prato ou em uma tigela de cerâmica ou vidro antes do aquecimento.

■ Evite ou limite o consumo de alimentos enlatados e bebidas. O BPA que essas linhas de recipientes, muitas vezes rouba na comida. Se você comer alimentos enlatados, você deve lavar o conteúdo, se possível, antes de comê-lo para diminuir a quantidade de BPA que ingerem. Provavelmente o mais inquietante é que pronto-a-beber a fórmula infantil líquida que fica alojado em latas de metal parece ter concentrações elevadas de BPA.8 Se utilizar a fórmula infantil, escolher uma variedade de pó que vem em # 1 ou # 2 recipientes de plástico. Se você precisa usar fórmula líquida, encontrar tipos vendidos em vidro ou # 1 / # 2 recipientes de plástico.

Referências:
1.Li D, et al. Hum Reprod. 2010 Fev; 25 (2) :519-27.
2.Lang IA, et al. JAMA. 2008 17 de setembro; 300 (11) :1303-10.
3.Leranth C. Proc Natl Acad Sci EUA. 2008 16 de setembro; 105 (37) :14187-91.
4.Doherty LF et al. Câncer Horm. 2010 Junho, 1 (3) :146-55.
5.Vaidya SV e Kulkarni H. Asma J. 2012 Out, 49 (8) :800-6.
6.Trasande L, et al. JAMA. 2012 Set 19; 308 (11) :1113-21.

Grupo de Trabalho 8.Environmental. www.ewg.org / bisfenol-info



18 Respostas para “Bisfenol-A pode causar Obesidade!”

  1. Estas substancias aumentam um hormônio que se deposita nas células gordurosas, dificultando o emagrecimento

Deixe um comentáio